Nem todo homem gosta da instituição do casamento. Nem todo homem é adepto do 'crescei e multiplicai'.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Censura e cultura do cancelamento na web

Arthur Kampf (1864-1950) - Surpreendidos pelo inimigo

Tenho este blog, usando a plataforma Google, desde 15 de abril de 2009. Um tempo considerável, e nunca tive problemas com ele. Meu público leitor (brasileiro e estrangeiro) é composto de homens educados / libertários / independentes, e sempre foi muito gentil nos contatos por e-mail… não tenho do que reclamar.
As culturas do cancelamento e da censura em redes sociais, pela internet, nunca me incomodaram muito. Mas admito que minhas postagens no Facebook foram censuradas há poucos anos: qualquer menção do link de meu blog ou links de postagens era censurada na mesma hora. Fui dedurado por alguém ou por algum grupo incomodados com minhas eventuais postagens… claramente não fazem parte dos meus leitores.
Por que será que eu incomodo alguém? Sou um homem discreto, cultivo o anonimato, não aprecio o exibicionismo na web, trabalho muito e pago meus impostos / contas em dia. Não dependo e nunca dependi do dinheiro público, não apoio nenhuma corrente ou partido político no Brasil, nunca apreciei a política partidária brasileira e seus conchavos. Sou assinante e leitor de jornais e revistas gráficas por tradição familiar, mas não aprecio o que ando lendo faz tempo. A cultura contemporânea do meu país e do mundo (arquitetura, literatura, artes visuais, música, teatro, cinema, televisão, rádio, etc) pouco chama minha atenção. Já viajei muito, mas ando muito preguiçoso de uns anos para cá. Procuro ver o que se passa nos grandes centros urbanos, mas fico em geral muito decepcionado. O século 21 nunca será como os séculos 19 ou 20, a não ser nos extraordinários experimentos / descobertas científicos e tecnológicos decorrentes dos cientistas do passado.
Enfim… graças à tola censura do Facebook (felizmente já terminada), atualmente só posto imagens (que enalteçam a masculinidade) em minhas redes sociais.


Valerie Ganz (1936-2015) - In the Showers