Nem todo homem gosta da instituição do casamento. Nem todo homem é adepto do 'crescei e multiplicai'.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Gilgamesh e Enkidu: parceiros inseparáveis na Mesopotâmia


Enkidu e Gilgamesh

A “Epopéia de Gilgamesh” chegou até nós graças às descobertas dos competentes arqueólogos europeus do século XIX. Considerada a mais antiga obra literária documentada, ela foi  escrita pelos sumérios em caracteres cuneiformes - tabuletas de argila (2º milênio aC). A civilização da Suméria (4500 aC - 1900 aC) foi a mais antiga da Mesopotâmia. 
Gilgamesh, opressor e arrogante, foi um lendário rei de Uruk - Mesopotâmia. Mas, surgiu o mítico Enkidu para enfrentá-lo e acabar com seu despotismo. Após violento embate físico entre os dois - ambos muito fortes - quis o destino que eles se tornassem inseparáveis. Foram amigos íntimos, de vida e de aventuras, até a trágica morte de Enkidu que deixou Gilgamesh desolado e sem eixo. Saga parecida com a de Alexandre Magno e seu parceiro Heféstion, morto precocemente. 
Relações de camaradagem íntima e viril eram comuns entre guerreiros da Antiguidade até os soldados das 1ª e 2ª Guerras Mundiais / Coréia / Vietnam, sem o atual moralismo e a conotação de: gayismo / enfraquecimento viril / feminização do homem. O grau de intimidade entre eles dizia respeito somente aos próprios e a ninguém mais... o resto é especulação e intriga.

Recomendo a postagem "Tolkien e sua fraternidade masculina":