Nem todo homem gosta da instituição do casamento. Nem todo homem é adepto do 'crescei e multiplicai'.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Alexandre Magno e seus contemporâneos

A vida de Alexandre o Grande (356 - 323 aC) é conhecida e admirada, mas a biografia de seus contemporâneos não fica atrás e merece ser divulgada.


Ptolomeu I Sóter

Ptolomeu I Sóter (Macedônia, 367 - Alexandria, 283 aC): foi um dos importantes generais de Alexandre e, certa vez, salvou sua vida. Morto Alexandre, herdou com 62 anos o Egito na divisão do império. Com ele, Alexandria se transformou numa grande capital intelectual e substituiu Atenas na difusão da cultura helênica. Ptolomeu montou um museu e uma grande biblioteca (700 mil volumes) com centenas de sábios financiados pelo Estado. Com tantos eruditos, foi a Matemática que mais sobressaiu graças a Euclides, Aristarco e Arquimedes.


Epicuro

Epicuro (Samos, 341 - Atenas, 270 aC): “O supremo bem está no prazer, e o prazer autêntico é calmo, durável, uma espécie de repouso. O sábio deve afastar-se dos desejos impetuosos, cheios de violência e angústia; evitar as paixões eróticas ou políticas, que serão fontes de dor. Os homens devem desembaraçar-se do temor aos deuses e das ambições, para obter o uso racional e moderado dos prazeres. Por que temer a morte e os infernos, se a alma não passa de um conjunto de átomos que se desintegram com o corpo?” Estas frases são a base do epicurismo e representam a filosofia da Grécia em crise, de pessoas com medo do mundo. Somente três cartas de Epícuro sobreviveram e graças a Lucrécio tivemos um estudo detalhado deste grande filósofo. 


Lísipo: busto de Alexandre Magno

Lísipo (Sicião, 390 - 305 aC): o escultor predileto de Alexandre foi autor de aproximadamente 1.500 obras. Criou sua própria escola, não seguindo a rigidez aristocrática de Policleto; em suas obras, os personagens parecem ter vida. Lísipo negava a solenidade do passado, ressaltando o humanismo. Como os sofistas, ele acreditava na capacidade ilimitada do homem para se educar, não aceitando a idéia de que somente a aristocracia transmitiria a sabedoria.


Aristóteles

Aristóteles (Estagira, 384 - Cálcis, 322 aC): com 17 anos foi estudar com Platão, em Atenas. Acumulou o saber com a física, metafísica, biologia, política e sistematizou a lógica. Em 347 aC, tornou-se preceptor de Alexandre na Macedônia. 12 anos depois, voltou a Atenas e abriu uma escola de filosofia. Foi perseguido, como Sócrates, acusado de desrespeito aos deuses. Para não morrer, fugiu para a ilha de Eubéia e morreu aos 62 anos.